Compartilhe:

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ABDOMINOPLASTIA E LIPOASPIRAÇÃO?

A zona abdominal é, não só uma das áreas de maior acumulação de gordura, como também a zona onde a perda de volume é mais difícil, mesmo com alimentação cuidada e prática de exercício físico.

Por esse motivo, a procura pela cirurgia estética na zona do abdómen é bastante comum e tem registado um aumento constante ao longo dos anos.

Quando procuram a Clínica FMR, muitos pacientes questionam-nos sobre qual o procedimento mais adequado: abdominoplastia ou lipoaspiração.

Apesar de muitas vezes serem realizados como métodos complementares, estes são dois procedimentos diferentes e com resultados distintos.

PARA QUE SERVE CADA UM DESTES PROCEDIMENTOS?

Na abdominoplastia remove-se o excesso de tecido adiposo e pele, reconstruindo-se toda a parede abdominal e muscular.

Já na lipoaspiração o objetivo é retirar gordura de uma determinada região, que pode ou não ser o abdómen.

 

PARA QUEM É INDICADA CADA UMA DAS CIRURGIAS?

A abdominoplastia é recomendada a pacientes que perderam peso, mas cuja pele não acompanhou esse processo de redução, ficando esta em excesso e flácida. Muitos dos pacientes que nos procuram para este procedimento são recém-mamãs, que recuperaram a sua forma, mas cujo abdómen ficou descaído e com excesso de pele.

Já a lipoaspiração é indicada para pacientes que têm certas partes do corpo com mais gordura acumulada face a outras, e que, por isso, procuram um corpo mais harmonioso e proporcional. Grande parte dos pacientes que nos procuram para este procedimento são pessoas que têm geneticamente propensão para acumulação de gordura em certos locais, como por exemplo abdómen ou membros superiores/inferiores.

 

COMO SÃO REALIZADAS ESTAS CIRURGIAS?

A abdominoplastia é realizada com anestesia geral e internamento de cerca de 48 horas.

O tempo de repouso indicado é de 10 dias, sendo que a recuperação total só se dá, normalmente, ao final de 6 meses.

O resultado é uma silhueta mais delineada, firme e elegante.

Já a lipoaspiração é um processo cirúrgico minimamente invasivo, que pode ser efetuado tanto com anestesia geral como com anestesia local, dependendo do caso.

Se a anestesia for apenas local, o internamento poderá ser de apenas algumas horas. Caso a anestesia seja geral, o tempo de internamento é o mesmo da abdominoplastia, ou seja, de 48 horas.

O resultado da lipoaspiração é a redução de volume onde foi feita a intervenção e, consequentemente, um corpo mais harmonioso.

QUAIS AS RECOMENDAÇÕES DE PÓS-OPERATÓRIO EM CADA UMA DAS CIRURGIAS?

No caso da abdominoplastia recomendamos que o paciente durma de barriga para cima, utilize cinta compressora durante 8 semanas. Mesmo no pós-operatório em que não são recomendados esforços durante 15 dias, indicamos a movimentação dos membros inferiores de 2 em 2 horas.

Massagens linfáticas com fisioterapeutas especializados são essenciais.

Já no que diz respeito à lipoaspiração, também recomendamos um repouso de 15 dias, mas indicamos que evite permanecer sentado, especialmente nos primeiros dias após a cirurgia.

Aplica-se também utilização do vestuário compressor por 2 meses e massagens linfáticas com fisioterapeutas.

POSSO FAZER OS DOIS PROCEDIMENTOS?

Como referimos no início do artigo, estes dois procedimentos são complementares e, por isso, muitas vezes são realizados em conjunto por indicação dos nossos médicos especialistas.

O nome do procedimento conjunto é lipoabdominoplastia.

QUAL O VALOR DA ABDOMINOPLASTIA? COMO SEI SE É A CIRURGIA INDICADA PARA MIM?

Para resposta a estas e/ou outras questões, recomendamos que entre em contacto connosco, por telefone, através dos números:

+351 223 168 066 (Porto)

+351 211 919 567 (Lisboa)