Compartilhe:

Otoplastia: diga adeus às orelhas proeminentes

 

A Otoplastia é a cirurgia que altera a forma das orelhas, permitindo a correção de deformidades das mesmas.

É possível a correção de orelhas proeminentes (também conhecidas como “orelhas de abano”), bem como outro tipo de alterações das orelhas decorrentes de traumatismos ou outras doenças. As orelhas proeminentes são uma alteração congénita em que não se desenvolve uma dobra na cartilagem auricular (anti hélix), dando o aspeto típico de orelha “descolada” da cabeça.

Este é, geralmente, um procedimento simples e muito gratificante para os pacientes, uma vez que os resultados são altamente satisfatórios na maioria dos casos.

EM QUE CASOS É RECOMENDADA A OTOPLASTIA? 

Os pacientes podem realizar a otoplastia em qualquer idade, sendo que é recomendado que se faça assim que se deteta esta característica, ainda em idade escolar, de forma a evitar perda de autoestima na infância.

 

COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO DE OTOPLASTIA?

A otoplastia pode ser efetuada com anestesia geral ou com anestesia local com recurso a sedação. A cirurgia tem a duração de cerca de 60 minutos em cada orelha, e pode realizar-se em regime de ambulatório ou com internamento de 1 dia.

COMO É A RECUPERAÇÃO DA OTOPLASTIA?

Após uma otoplastia, o paciente pode retomar a atividade escolar/profissional, geralmente, ao final de 1 semana.

A prática desportiva poderá ser retomada cerca de 1 mês após o procedimento.

No pós-operatório, é necessária a utilização de uma banda de compressão sobre a região operada, permanentemente durante uma semana e à noite por mais 3 semanas, a fim de garantir a durabilidade do resultado.

A OTOPLASTIA DEIXA CICATRIZES VISÍVEIS? 

A cicatriz da otoplastia localiza-se atrás da orelha, sendo praticamente impercetível.

QUANDO PODEREI VER O RESULTADO FINAL DA OTOPLASTIA?

O resultado do procedimento de otoplastia é imediato.

OS RESULTADOS DA OTOPLASTIA SÃO DEFINITIVOS?

Sim, os resultados da otoplastia são definitivos. Nos casos raros de alteração do posicionamento das orelhas, poder-se-á efetuar nova correção cirúrgica cerca de 6 meses após o procedimento inicial.

QUAL O VALOR DESTE PROCEDIMENTO? COMO POSSO MARCAR CONSULTA DE AVALIAÇÃO? 

Para resposta a estas e/ou outras questões, recomendamos que entre em contacto connosco, por telefone, através dos números:

+351 223 168 066 (Porto)

+351 211 919 567 (Lisboa)