Compartilhe:

Mentoplastia: TUDO SOBRE o procedimento que melhora a aparecência do queixo

 

 

A mentoplastia é um procedimento que tem como finalidade reduzir ou aumentar o tamanho do queixo, de forma a tornar o rosto mais harmonioso.

Este procedimento pode ser cirúrgico ou não-cirúrgico, sendo que neste último caso o preenchimento, que visa corrigir deformações, irregularidades ou assimetrias, é realizado com recurso a ácido hialurónico.

A mentoplastia tem diversos benefícios para a imagem: melhora a posição do queixo e, por consequência, torna o rosto mais harmonioso, aperfeiçoa a definição da mandíbula, corrige assimetrias e projeta o queixo recuado.

EM QUE CASOS É RECOMENDADA A MENTOPLASTIA? 

A mentoplastia é recomendada em pacientes que apresentam irregularidades no queixo, duplo queixo, queixo retraído, linha da mandíbula assimétrica ou pouco definida, queixo desproporcional em relação ao resto do rosto ou estrutura facial desequilibrada.

Os pacientes podem realizar a mentoplastia em qualquer idade, a partir do momento em que o rosto se encontre completamente desenvolvido – ocorre por volta dos 16 anos.

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE MENTOPLASTIA CIRÚRGICA E NÃO-CIRÚRGICA?

A mentoplastia com recurso a cirurgia corrige anomalias no mento (queixo), que podem ter origem em várias causas, tais como fatores genéticos, problemas de crescimento, traumatismos ou questões estéticas. É, por isso, uma opção para quem pretende aumentar ou reduzir o queixo. Consiste na alteração da estrutura óssea ou na colocação de implantes/próteses que podem ser, por exemplo, de plástico flexível ou cerâmica. O objetivo é melhorar o perfil e o contorno mandibular e promover a harmonia da face.

Já a mentoplastia não-cirúrgica visa corrigir deformações, irregularidades ou assimetrias no mento (queixo), consistindo no preenchimento do mesmo com recurso a ácido hialurónico. É, por esta razão, uma opção para quem não está contente, por exemplo, com as covas do queixo e as pretende atenuar ou eliminar. É um procedimento bastante rápido, com recurso a anestesia local, sem pós-operatório, estando o paciente habilitado para voltar à sua rotina diária de imediato.

COMO SEI SE DEVO FAZER MENTOPLASTIA CIRÚRGICA OU NÃO-CIRÚRGICA?

O diagnóstico terá que ser feito com o seu médico, que determinará qual o procedimento mais adequado ao seu caso.

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO DE AMBOS OS TIPOS DE MENTOPLASTIA?

No caso da mentoplastia cirúrgica, o paciente é sedado com anestesia geral e, dependendo da cirurgia em questão, pode ser em regime ambulatório ou ter um dia de internamento.

No que diz respeito à mentoplastia não-cirúrgica, o paciente apenas necessita de anestesia local e poderá retomar de imediato a sua rotina habitual após o procedimento.

COMO É A RECUPERAÇÃO DA MENTOPLASTIA CIRÚRGICA E NÃO CIRÚRGICA?

A mentoplastia não-cirúrgica, como já referimos, não exige internamento e, por isso, o paciente pode regressar às suas rotinas habituais logo após o procedimento. Contudo, existem alguns cuidados a ter no próprio dia, tais como: a colocação de gelo nas primeiras horas, evitar tocar no rosto e dormir de barriga para cima.

Já no que diz respeito à mentoplastia cirúrgica, o tempo de recuperação é de cerca de uma semana. A seguir ao procedimento o paciente deve evitar esforços, mas deve fazer uma recuperação ativa, isto é, caminhar para promover a circulação sanguínea. Deve também dormir de barriga para cima, com a cabeça elevada, e manter uma boa higiene oral. Nos primeiros dias deve optar por alimentos líquidos ou cremosos e beber muita água. É também importante evitar a exposição solar nos primeiros três meses após o procedimento.

A MENTOPLASTIA DEIXA CICATRIZES VISÍVEIS?

Quando o procedimento é realizado por dentro da boca, as cicatrizes ficam ocultas e não são visíveis, porém, quando a cirurgia é com incisão na parte inferior do queixo, pode ficar com uma pequena cicatriz nos primeiros dias, que com o passar do tempo fica quase impercetível.

No caso da mentoplastia não-cirúrgica não existem cicatrizes.

NO CASO DA MENTOPLASTIA NÃO-CIRÚRGICA, QUANTO TEMPO DURAM OS RESULTADOS?

A absorção de ácido hialurónico depende do organismo de cada paciente, contudo, por norma, os resultados duram entre 12 a 18 meses.

A MENTOPLASTIA PODE SER COMBINADA COM OUTROS PROCEDIMENTOS?

Sim, é habitual os pacientes realizarem a mentoplastia combinada com outros procedimentos para melhorar o contorno facial, como a lipoaspiração de pescoço e a rinoplastia. 

QUAL O VALOR DESTE PROCEDIMENTO? COMO POSSO MARCAR CONSULTA DE AVALIAÇÃO? 

Para resposta a estas e/ou outras questões, recomendamos que entre em contacto connosco, por telefone, através dos números:

+351 223 168 066 (Porto)

+351 211 919 567 (Lisboa)